Você conhece as multas mais comuns para caminheiros?

Os caminhoneiros certamente estão mais expostos à fiscalização nas estradas, principalmente por existir legislações específicas para os veículos de carga e também por estarem sempre na estrada. Por isto, devem estar sempre com os equipamentos em dia e seguir as leis de trânsito corretamente.


A Polícia Rodoviária Federal realizou um levantamento sobre as principais multas recebidas por caminheiros e destacou que certa de 37% delas ocorrem por ultrapassar o limite de velocidade, 8% ocorrem por falta de equipamentos obrigatórios nos veículos e quase 3% pela falta de utilização do sinto de segurança.

Além destas, existem outras multas que o caminhoneiro deve evitar, conforme abaixo:

Excesso de peso

É uma das multas mais comuns, embora seja facilmente evitada. Quando a carga excede o peso informado, poderá prejudicar o transportador ou o embarcador, ou os dois, dependendo da situação.
O transportador é responsabilizado quando há falta de documento fiscal, falta da informação sobre o peso ou a se a mercadoria tiver de mais um remetente. Já o embarcador fica responsável quando o peso total for menor que o informado no documento. Porém, ambos são responsáveis quando o peso declarado ultrapassar o limite legal.
Para transportes que exijam cargas pesadas e extensas, são chamados de superdimensionadas, que trata-se de um termo que caracteriza este tipo de transporte, onde as cargas geralmente são escoltadas por viaturas até o destino final.

Farol quebrado

Acontece geralmente pela falta de atenção dos motoristas e por isto, pode facilmente ser resolvido com uma vistoria antes de realizar o transporte, mesmo em viagens durante o dia, pois mesmo que não seja obrigatório, o farol baixo ligado durante o dia aumenta a segurança nas estradas.

Excesso de poluição


Não se trata de uma legislação de trânsito, mas sim código ambiental que cuida com a poluição das estradas, principalmente tratando-se de veículos abastecidos com diesel que é um dos combustíveis mais poluentes. Estas multas podem chegar a mais de R$ 10 mil reais.

Antes de realizar qualquer transporte, verifique como está o veículo, realize a manutenção regularmente e evite estresse nas estradas respeitando as leis de trânsito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela de fretes e valores mínimos para transportes. O que muda?

Conheça os 5 principais desafios de logística no Brasil

Frota própria ou terceirizada? Como escolher a melhor opção para minha empresa?