Conheça os 5 principais desafios de logística no Brasil

O Brasil é um país de muitos recursos e grandes possibilidades de crescimento econômico. Entretanto, as empresas enfrentam desafios logísticos enormes, tais como o alto risco de roubo de cargas ou a alta carga tributária imposta ao transporte e à distribuição de mercadorias.

A logística de transportes envolve uma cadeia de fatores que precisam de planejamento para que os problemas sejam evitados. É uma área complexa da gestão, que se não houver controle e organização, poderá enfrentar desafios logísticos como roubos, perdas de ganhos, atrasos e outros fatores.
Mas afinal, quais os maiores problemas de logística que a empresa pode passar e o que ela pode fazer para superá-los?

1. ROUBO DE CARGAS

O roubo de cargas é um dos grandes problemas de logística no Brasil. Os dados de ataques aumentam a cada ano e isto gera muita insegurança para as empresas, que têm prejuízos para o patrimônio, além de colocar a vida dos colaboradores em risco.
Uma solução para o problema é investir em estratégias preventivas, como o monitoramento de cargas e o planejamento das rotas.

2. FALTA DE TECNOLOGIA ESPECIALIZADA

Algumas empresas tem dificuldades em aproveitar as vantagens que as ferramentas digitais podem oferecer e por conta disto, dispensam a importância da tecnologia no mercado atual.
Existem alguns softwares e aplicativos desenvolvidos para facilitar as ações relacionadas à gestão de estoque, ao planejamento de rotas, ao monitoramento de mercadorias, entre outros. As transportadoras precisam contar com esses softwares de gestão, pois o má controle poderá gerar altos custos.

3. COLABORADORES MAL PREPARADOS

As transportadoras precisam contar com uma equipe de colaboradores preparada, caso contrário será difícil conseguir entregar os serviços contratados com competência.
Um colaborador capacitado possui noções de economia, infraestrutura, transporte, armazenagem e distribuição. A transportadora precisa de profissionais que tenham esse conhecimento para entender a necessidade de cada cliente e serviço

4. MÁ QUALIDADE DA FROTA

Existem alguns caminhões que estão em circulação há mais de 20 anos, o que pode prejudicar a segurança nas estradas, além de resultar muitas vezes no atraso de entregas. Investir na qualidade da frota, com caminhões novos ou terceirizados resultará em economia em manutenções e quebras.

5. MÁ CONDIÇÃO DAS ESTRADAS

Sabemos que a qualidade das estradas deixa a desejar, o que prejudica no transporte das cargas. Problemas como falhas na pavimentação, buracos, pouca iluminação e sinalização ruim, acabam complicando e muitas vezes atrasam a entrega.
Neste caso, a melhor opção é a transportadora aderir ao planejamento de rotas alternativas. Utilizar as ferramentas tecnológicas disponíveis também irá ajudar a resolver problemas nas estradas.

É importante contar com uma empresa que esteja comprometida em fazer sempre um bom trabalho. Precisando transportar, conte com a Moratelli!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela de fretes e valores mínimos para transportes. O que muda?

Frota própria ou terceirizada? Como escolher a melhor opção para minha empresa?