Frota própria ou terceirizada? Como escolher a melhor opção para minha empresa?


Quando se pensa em transportar produtos, há sempre uma dúvida entre frota própria e terceirizada. O que o empresário deve estar ciente é de que as duas opções terão prós e contras e por isso deve-se avaliar muito na hora de decidir qual a melhor opção para sua empresa.
Podemos destacar quatro fatores importantes que devem ser avaliados na hora de escolher o método de transporte de suas cargas:



·         Tempo

As compras online tem aumentado cada vez mais, por isso, ter uma logística de entrega rápida faz com que as empresas cresçam ainda mais neste segmento. A diminuição do tempo de espera para recebimento do produto faz com que as pessoas criem fidelidade pela marca, pois vivemos em uma época onde a espera custa muito.

·         Gestão

Assim como o tempo, a gestão do transporte deve ser qualificada e dedicada exclusivamente para os processos da entrega. Ter controle da frota, itinerários, prazos e custos é muito importante na hora de transportar.

·         Dinheiro

Existem gastos com combustível, motoristas, manutenção e possíveis acidentes, que devem ser avaliados ao escolher entre frota própria ou terceirizada. Deve ser feita uma análise de custos antes de optar por um método de transporte.

·         Praticidade

Geralmente a melhor opção nesse quesito é optar pela terceirização do serviço, pois além de não precisar se preocupar com a logística, contará com o controle das entregas. As transportadoras conhecem as rotas da região e por isso você ganha mais segurança e agilidade na entrega do produto, e consequentemente, conquistando a confiança do cliente. Claro, desde que opte por uma transportadora de qualidade.

Mas então, qual a melhor opção: frota própria ou terceirizada?

Quando opta-se por ser o dono da frota, é o empresário que deverá controlar a operação, podendo alterar as rotas, controlar datas e neste caso, será responsável por tudo que acontece durante o transporte, isso pode ser positivo ou negativo. Além da necessidade em contratar um setor muito maior para gerenciar a logística.
Já com a frota terceirizada, há mais praticidade para o empresário, pois ele não precisará se preocupar com veículos, manutenções, motoristas, prazos e outros diversos fatores da logística. Para aqueles que buscam qualidade e agilidade em suas entregas, a melhor opção é a frota terceirizada. A empresa contratada ficará responsável por todas as operações, enquanto o contratante será informado de todas as etapas da entrega.

O empresário deve avaliar suas prioridades e ter bem definido quais são seus objetivos com a logística: entregar com qualidade, entregar no prazo, menor custo na entrega, etc.  Avaliando o custo x benefício a longo prazo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela de fretes e valores mínimos para transportes. O que muda?

Conheça os 5 principais desafios de logística no Brasil