9 indicadores de desempenho para logística
Os indicadores são, basicamente, os resultados
ou estatísticas para ver se os efeitos desejados estão sendo entregues aos
clientes. Desta forma a empresa consegue saber se está sendo assertiva na
realização de seus objetivos e estratégias.
Quais os benefícios de usar indicadores de
desempenho?
- Melhorar sempre as métricas da empresa
- Com a quantificação, é possível ter dados e fatos para ajudar nas decisões
- Transparência nos resultados da empresa entre os sócios e os colaboradores
- Tende a aumentar a qualidade dos serviços
- Cultura de excelência nos serviços prestados
- Sua empresa passa a ter como diferencial a qualidade
- Baixo investimento, porém assertivo
- Desenvolvido entre a equipe, gera participação e compromisso entre todos
Desta forma, a empresa deve definir metas sobre onde deseja chegar, sobre prazos, qualidades, produção e alcance. A partir daí, a empresa definirá quais indicadores de desempenho vai utilizar. Existem vários indicadores que podem ser usados, isto depende de cada empresa. Você deve olhar para aqueles que podem realmente te ajudar na construção de uma mudança ou no atingimento de sua meta.
Abaixo listamos 9 importantes
indicadores de desempenho para o setor de logística:
1. Custo Operacional
É importante saber o quanto sua
empresa está gastando com a parte operacional, pois geralmente atribui-se um
valor muito alto neste fator. É indispensável saber se o investimento está
suprindo as necessidades.
2. Custo de Mão de Obra
O custo de mão de obra é o mais alto
dentro dos custos operacionais, desta forma, é importante saber qual a variação
mensal entre eles e também ter controle sobre a contratação de serviços
terceirizados, como autônomos, por exemplo.
3. Controle de Investimentos
Nesse caso é importante que a empresa
seja capaz de calcular o retorno de um investimento, assim ela poderá ter
controle do quanto de lucro ela terá sobre cada serviço.
4. Controlar o financeiro da empresa
Sabemos que muitas vezes os clientes
acabam inadimplentes, desta forma, precisamos de linhas de cobrança realmente
eficientes, caso contrário, poderá resultar em um grande problema à empresa.
5. Entregas avariadas
Perder um material pode representar um
grande problema, desta forma, deve-se criar um percentual de avarias sobre o
total de cargas transportados por mês, o que vai ajudar a descobrir se isso
está representando um problema significado e contínuo.
6. Resolução de Problemas
Nenhum cliente quer ficar esperando
para ter seu problema resolvido, muitas vezes essa espera resulta até na perda
do cliente. É necessário ter canais de atendimento eficientes e funcionais, além
de controlar a quantidade de resoluções.
7. Índice de Satisfação dos Clientes
Você já questionou se seus clientes
estão satisfeitos? É importante conseguir medir essas informações, para saber
se o serviços está sendo prestado da forma mais adequada e atendendo às
expectativas.
8. Índice de atrasos na entrega
Assim como é importante acompanhar se
há avarias nos produtos, também é necessário medir o índice de atrasos, para
saber se o serviço de transporte está sendo efetivo e suprindo a demanda.
9. Reclamação
É importante que a empresa tenha uma
relação dos maiores motivos de reclamação de seus clientes, assim é possível
filtrar essas reclamações e trabalhar para melhorar as que são pertinentes.
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