9 indicadores de desempenho para logística



Os indicadores são, basicamente, os resultados ou estatísticas para ver se os efeitos desejados estão sendo entregues aos clientes. Desta forma a empresa consegue saber se está sendo assertiva na realização de seus objetivos e estratégias.

Quais os benefícios de usar indicadores de desempenho?
  •          Melhorar sempre as métricas da empresa
  •          Com a quantificação, é possível ter dados e fatos para ajudar nas decisões
  •          Transparência nos resultados da empresa entre os sócios e os colaboradores
  •          Tende a aumentar a qualidade dos serviços
  •          Cultura de excelência nos serviços prestados
  •          Sua empresa passa a ter como diferencial a qualidade
  •          Baixo investimento, porém assertivo
  •          Desenvolvido entre a equipe, gera participação e compromisso entre todos

Desta forma, a empresa deve definir metas sobre onde deseja chegar, sobre prazos, qualidades, produção e alcance. A partir daí, a empresa definirá quais indicadores de desempenho vai utilizar. Existem vários indicadores que podem ser usados, isto depende de cada empresa. Você deve olhar para aqueles que podem realmente te ajudar na construção de uma mudança ou no atingimento de sua meta.
Abaixo listamos 9 importantes indicadores de desempenho para o setor de logística:

1. Custo Operacional
É importante saber o quanto sua empresa está gastando com a parte operacional, pois geralmente atribui-se um valor muito alto neste fator. É indispensável saber se o investimento está suprindo as necessidades.

2. Custo de Mão de Obra
O custo de mão de obra é o mais alto dentro dos custos operacionais, desta forma, é importante saber qual a variação mensal entre eles e também ter controle sobre a contratação de serviços terceirizados, como autônomos, por exemplo.

3. Controle de Investimentos
Nesse caso é importante que a empresa seja capaz de calcular o retorno de um investimento, assim ela poderá ter controle do quanto de lucro ela terá sobre cada serviço.

4. Controlar o financeiro da empresa
Sabemos que muitas vezes os clientes acabam inadimplentes, desta forma, precisamos de linhas de cobrança realmente eficientes, caso contrário, poderá resultar em um grande problema à empresa.

5. Entregas avariadas
Perder um material pode representar um grande problema, desta forma, deve-se criar um percentual de avarias sobre o total de cargas transportados por mês, o que vai ajudar a descobrir se isso está representando um problema significado e contínuo.

6. Resolução de Problemas
Nenhum cliente quer ficar esperando para ter seu problema resolvido, muitas vezes essa espera resulta até na perda do cliente. É necessário ter canais de atendimento eficientes e funcionais, além de controlar a quantidade de resoluções.

7. Índice de Satisfação dos Clientes
Você já questionou se seus clientes estão satisfeitos? É importante conseguir medir essas informações, para saber se o serviços está sendo prestado da forma mais adequada e atendendo às expectativas.

8. Índice de atrasos na entrega
Assim como é importante acompanhar se há avarias nos produtos, também é necessário medir o índice de atrasos, para saber se o serviço de transporte está sendo efetivo e suprindo a demanda.

9. Reclamação
É importante que a empresa tenha uma relação dos maiores motivos de reclamação de seus clientes, assim é possível filtrar essas reclamações e trabalhar para melhorar as que são pertinentes.

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